sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ubuntu 12.04 + NVIDIA 304.37 + Bumblebee

Os drivers da NVIDIA que os  repositórios oficiais do Ubuntu oferecem são conhecidamente desatualizados por uma questão de um minimo de estabilidade que devem ter antes de serem oficialmente suportados. Hoje o driver oferecido oficialmente é 0 295, mas a NVIDIA já lançou o 304.

Mas quem quer os últimos drivers para linux tem uma opção simples que funciona em 90% dos casos:  um repositório mantido pelos desenvoldores do Xorg com o que há de mais recente.

Para utilizá-lo, em um terminal, faça:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update

Isso já será o bastante para que você possa atualizar seu driver.

Agora, usuários de notebook sofrem com o optimus, que teoricamente deveria usar a GPU onboard, deixando a offboard desligada para economizar energia, para tarefas simples e, quando fosse necessária aceleração gráfica , ligar a offboard.
Acontece que a NVIDIA não oferece suporte a esta tecnologia no Linux. Ou seja, quem usa GPUs com Optimus está 100% do tempo rodando na placa onboard quando no Linux.
Para suprir esta falha, a comunidade de software livre mantém o projeto Bumblebee, que lhe permite usar sua GPU com optimus no Linux, embora não de forma automatizada. Ou seja, é possível usar a GPU, mas é preciso preceder seu comando por um segungo. Algo da forma:

optirun <comando>

Para instalar o Bumblebee é bastante simples também. Em um terminal faça:

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Por fim reinicie o computador.

Agora você se lembra que no inicio eu mencionei que os drivers mais novos nem sempre estão 100%. Bem, o Bumblebee com o driver 304.37 da NVIDIA não se deram muito bem. Se você está nesta situação deve receber um erro do tipo:

[ERROR]Cannot access secondary GPU - error: Could not load GPU driver
[ERROR]Aborting because fallback start is disabled.

Por sorte o pessoal do Bumblebee já conseguiu contornar. Para isso será preciso fazer as seguintes edições no arquivo /etc/bumblebee/bumblebee.conf :

Module=nvidia -> Module=nvidia-current
KernelDriver=nvidia-current -> KernelDriver=nvidia
Driver= -> Driver=nvidia
Com a "seta" (->) eu quero dizer o antes e o depois.

Fontes:
http://bumblebee-project.org/install.html
https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee/issues/232

Nenhum comentário:

Postar um comentário